Lógica de Programação

O Curso Cada vez mais crescente, o mercado de tecnologia da informação necessita de bons profissionais e o Curso Interativo Lógica de Programação Visual Mídia é a porta de entrada para quem busca se tornar um programador de computadores. O curso objetiva proporcionar os conhecimentos necessários para a utilização das diversas linguagens de programação.

Carga Horária

12 horas

Conteúdo do curso

Lógica de Programação

Mais Informacões

Mercado de trabalho

Com mercado aquecido, a procura por parte das empresas por profissionais da área de programação é intensa. Muitas vagas aguardam por candidatos capacitados. Estudos apontam que poderão faltar profissionais da área de programação, devido ao ritmo acelerado do avanço de ferramentas e softwares tecnológicos.

A Oportunidade

O público alvo do curso são pessoas que desejam aprender e aperfeiçoar as técnicas básicas no desenvolvimento de softwares para que futuramente desempenhe funções ou trabalhe no setor da programação com êxito.

Conteúdo Programático

Aula 1 : INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Lógica de Programação;
Vida real ? processos de programação;
Tomada de decisões do sistema;
Conhecer a ferramenta Looping;
Linguagens de programação;
Pseudocódigo;

Aula 2 : TESTES DE MESA E DIAGRAMAS DE BLOCO
Teste de mesa;
Diagrama de Bloco;

Aula 3 : TIPOS DE DADOS, CONSTANTES E VARIÁVEIS
A memória RAM;
O que é uma variável;
A declaração das variáveis;
Os Tipos de Variáveis;
O que são Constantes;
As linguagem de programação e sua classificação quanto as variáveis;

Aula 4 : OPERADORES ARITIMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS
Tipos de Operadores;
Hierarquia das Operações Aritméticas;
Uso de Parentes;
Operadores Relacionais;
Operadores Lógicos;

Aula 5 : ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO
Estrutura de Decisão;
Comando de Decisão SE;
Comando de Decisão CASE;
Comando de Repetição;
Comando de Repetição FOR;
Comando de Repetição WHILE;

Aula 6 : ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Introdução ao conceito de Orientação a Objetos;
O conceito de Classe;
O conceito de Objetos;
Herança Simples e Herança Múltipla;
Usar e conversar com objetos;
Encapsulamento;

Aula 7 : INSTALANDO E CONHECENDO O MICROSOFT SMALL BASSIC
O que é o Small Basic;
Conhecendo os programas de exemplo;
Download e instalação do programa;
Primeiros contatos com o Small Basic;
Nosso primeiro programa feito em Small Basic;
Colocando em prática;

Aula 8 : ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO NA PRÁTICA
As tomadas de decisão prática;
As estruturas de decisão SE;
Comandos de Repetição;
Comando de Repetição FOR;
Comando de Repetição WHILE (Esse conceito foi para a apostila);

Aula 9 : DESENHANDO COM O SMALL BASIC
As funções gráficas do Small Basic;
A tartaruga;

Aula 10 : CRIANDO E USANDO SUB-ROTINAS
O que é Sub-rotina;
Primeiro programa com sub-rotinas;
Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado;
Exemplo prático;

Aula 11 : CÓDIGOS AVANÇADOS
Construindo uma calculadora de idades;
Construindo um conversor de temperaturas;
A tartaruga sob seu comado;
A tartaruga segue o mouse;

Aula 12 : ATIVIDADES INTERESSANTES NO SMALL BASIC
Executando sons;
Como publicar seus projetos na Web;
Como importar um projeto da Web;
Jogos prontos;
No que você se tornou?;
Linguagens de programação da atualidade;

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