Programação C com Visual Studio - Essencial

Carga Horária

16 horas

Conteúdo do curso

Programação C com Visual Studio

Conteúdo Programático

Aula 01 ? Apresentação do Visual Studio

  • Conhecer um pouco da Plataforma .NET;
  • Aprender sobre o serviço Web Service XML;
  • Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#;
  • Conhecer a interface do Visual Studio;
  • Criar um novo projeto;
  • Aprender a executar e finalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento;
  • Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties;
  • Alterar o texto de título e o ícone do formulário;
  • Aprender a salvar um projeto.
Aula 02 ? Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte I 
  • Iniciar um projeto Windows Form;
  • Alterar as propriedades do formulário;
  • Aprender sobre o recurso Intellisense;
  • Realizar Instanciação de objetos;
  • Fazer a Aplicação de Métodos;
  • Visualizar a utilização de Comentários;
  • Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;
Aula 03 ? Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte II
  • Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox;
  • Aprender as propriedades do componente PictureBox;
  • Aprender a importar imagens;
  • Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton;
  • Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog;
  • Aprender a habilitar e desabilitar componentes;
Aula 04 - Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte III
  • Conhecer a propriedade do componente TextBox;
  • Trabalhar com a MessageBox;
  • Aprender sobre a declaração de variáveis;
  • Converter texto em número utilizando o Parse;
  • Conhecer o laço de repetição FOR.
Aula 05 ? Criando o layout do sistema
  • Criar o layout do sistema Cálculo da Média:
  • Adicionar uma imagem como título do programa;
  • Size Mode;
  • Fixar e desafixar os painéis;
  • Copiar objetos através da tecla Ctrl;
  • Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio;
  • Utilizar as ferramentas de alinhamento;
  • Criar uma caixa de seleção: comboBox;
  • Adicionar um seletor numérico;
Aula 06 - Programando o projeto Cálculo Média
  • Aprender sobre váriaveis do tipo double e string;
  • Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To;
  • Relembrar e usar a propriedade de conversão .Parse;
  • Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString();
  • Conhecer e utilizar a propriedade Value;
  • Aprender a utilizar os operadores lógicos.
Aula 07 - Atividades de reforço - Criando um Conversor de Temperatura
  • Relembrar a utilizar o painel Toolbox;
  • Relembrar a adicionar e configurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button);
  • Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; (novidade)
  • Relembrar a utilizar a Snapline;
  • Relembrar a criar Variáveis;
  • Relembrar a aplicar Conversão de valores;
  • Relembrar a adicionar Comentários;
  • Relembrar a utilizar estruturas condicionais;
  • Relembrar a utilizar a Propriedade Clear();
  • Relembrar a utilizar a Estrutura de Repetição Foreach.
Aula 08 - Criando um aplicativo de Controle de Frota
  • Aprender a criar classes;
  • Aprender a instanciar um objeto;
  • Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape;
  • Aprender a criar métodos;
  • Fazer o encapsulamento.
Aula 09 - Criando um Aplicativo de Controle de Frota - II
  • Aprender o que são as Propriedades o Atributo;
  • Obter conhecimento sobre Métodos de Acessos;
  • Conhecer e utilizar a propriedade AppendText;
  • Aprender sobre a Herança de Classes;
  • Conhecer e aprender a utilizar as propriedades Autoimplementadas.
Aula 10 - Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes
  • Relembrar os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas;
  • Revisar os métodos de acesso Set e Get;
  • Relembrar o Instanciamento de classe;
  • Revisar a aplicação da propriedade AppendText;
  • Relembrar as sequências de escape;
  • Elaborar e chamar um método.
Aula 11 - Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos
  • Criar arquivos separados para as classes;
  • Polimorfismo (para que serve e sua importância);
  • Sobrecarga de métodos;
  • Método Construtor.
Aula 12 - Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos
  • Aprender sobre interfaces;
  • Conhecer classes abstratas;
  • Aprender a utilizar métodos abstratos.
Aula 13 ? Revisando o Polimorfismo
  • Revisar os conceitos referentes ao Polimorfismo.
  • Sobrecarga e métodos;
  • Interface e classe abstrata.
Aula 14 - Projeto Final: Calculadora Parte I
  • Elaborar o design de uma calculadora;
  • Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos;
  • Conhecer a estrutura completa de um evento;
  • Object Sender e EventArgs e;
  • Aprender a criar o comando de verificação dos botões;
  • Criar uma estrutura de decisão Switch / Case;
Aula 15 - Projeto Final: Calculadora Parte II
  • Continuar o projeto da calculadora, programando os botões de operações;
  • Aprender sobre variáveis locais e globais;
  • Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora.
Aula 16 - Projeto Final: Calculadora Parte III
  • Relembrar como criar classes;
  • Relembrar como definir e utilizar classes abstratas;
  • Relembrar como implementar classes abstratas;
  • Relembrar e implementar a referência this;

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